A prova de redação, principalmente a do Enem, é extremamente interdisciplinar. Espera-se que o candidato, além de demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa e de técnicas para construção dos parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão, transpareça também o domínio do tema e suas consequências no mundo atual.
E para deixar claro que realmente tem essa habilidade, é importante que o aluno lance mão de estratégias na construção de sua argumentação, principalmente através de alusões históricas (fazer paralelos entre passado, presente e futuro, relembrando acontecimentos históricos importantes) e citações filosóficas.
Aluna cita frase de teórico como parte importante para nota 1000 na redação
“Uma frase do teórico Pierre Bourdieu, sobre a influência da mídia, foi a segurança do bom desempenho na minha redação. Ela é mais ou menos assim: ‘Aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica’. Foi com ela que senti que minha redação estava pronta. Ela foi a cereja do bolo”. (Retirada de: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2015/01/aluna-cita-frase-de-teorico-como-parte-importante-para-nota-1000-na-redacao.html)
Antes de prosseguir, recomendo que clique e leia os artigos seguintes:
O uso de citações literárias ou filosóficas na construção da redação, quando incluídas no contexto correto, agregam riqueza ao texto. Uma citação bem utilizada informa ao corretor que o candidato tem conhecimentos que vão além do que está presente nos textos de apoio, além de aprimorar a argumentação com falas de mestres no assunto.
Porém, é de suma importância que os estudantes usem citações filosóficas em sua redação com cuidado. Se usá-la fora de contexto ou errar a autoria, será muito prejudicado na sua nota final.
Abaixo, deixo alguns exemplos de citações interessantes que podem ser usadas em diferentes contextos nas suas redações. Tomei a liberdade de destacar em negrito as minhas preferidas.
- “Toda hora é hora de fazer o que é certo.” – Martin Luther King
- “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” – Immanuel Kant
- “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” – Pitágoras
- “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.” – Martin Luther King
- “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” – Martin Luther King
- “Todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer” – Aristóteles
- “Os fins justificam os meios” – Maquiavel | “O mundo se tornou mais parecido com aquele de Maquiavel” – Bertrand Russell
- “O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado” – Jean-Jacques Rousseau
- “A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos” – Jean-Jacques Rousseau.
- “Deixe a mulher compartilhar dos direitos e ela emulará as virtudes do homem” – Mary Wollstonecraft
- “Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo” – Arthur Schopenhauer
- “Sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano” – John Stuart Mill
- “A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes” – Karl Marx
- “Deve o cidadão, por um momento sequer, renunciar à sua consciência em favor do legislador?” – Henry David Thoreau
- “O homem é uma corda estendida entre o animal e o super-homem: uma corda sobre um abismo” – Friedrich Nietzsch
- “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo” – George Santayana
- “A história não nos pertence: nós pertencemos a ela” – Hans-Georg Gadamer
- “Quanto aos homens, não é o que eles são que me interessa, mas o que eles podem se tornar” – Jean-Paul Sartre
- “O sentido fundamental da liberdade é liberdade dos grilhões” – Isaiah Berlin
- “O que faríamos sem uma cultura?” – Mary Midgley
- “A arte é uma forma de vida” – Richard Wollheim
- “Os Estados não são agentes morais; as pessoas são” – Noam Chomsky
- “A sociedade é dependente da crítica às suas próprias tradições” – Jürgen Habermas
- “Que tipo de mundo podemos preparar para os nossos bisnetos?” – Richard Rorty
- “Se podemos contar uns com os outros, não precisamos depender de mais nada” – Richard Rorty
- “Sem um fim social o saber será a maior das futilidades.” – Gilberto Freyre
- “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” – Aristóteles
- “É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” – Immanuel Kant
- “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.” – Padre Antônio Vieira
- “Toda a educação, no momento, não parece motivo de alegria, mas de tristeza. Depois, no entanto, produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça.” – Bíblia (Hebreus 12:11)
- “A vida deve ser uma constante educação.” – Gustave Flaubert
- “O resultado mais sublime da educação é a tolerância.” – Helen Keller
- “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” – Cora Coralina
- “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” – Nelson Mandela
- “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.” – Nelson Mandela
- “A maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos.” – Johann Goethe
- “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” – Paulo Freire
- “Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão.” – Paulo Freire
- “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” – Paulo Freire
- “Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém.” – Paulo Freire