Anteriormente havia indicado vários filmes sobre o Romantismo (Veja Aqui). Agora, listo alguns filmes interessantes para quem deseja se aprofundar no estilo Barroco. Espero que gostem!
Moça com Brinco de Pérola, de Peter Webber (Assista o filme completo AQUI)
Sinopse: Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela “Girl with a Pearl Earring”.
Moça com o Brinco de Pérola, Johannes Vermeer
Gregório de Matos, de Ana Carolina
Sinopse: Gregório de Mattos, mais que uma lenda, gênese da poesia e da literatura, foi um dos maiores poetas brasileiros. No tempo de um dia desse homem falastrão, inteligente, perigoso e lúdico,acompanhamos Gregório (magistralmente vivido por Wally Salomão) pelas vielas coloniais de Salvador, nos idos de 1600. Seus pensamentos se expandem. Seus poemas tornam-se diálogos nos encontros das esquinas. Dividimos com ele, cronista da cidade, seus delírios espirituais e eróticos. O filme é poesia pura. Intacta como há 400 anos.
A Rainha Margot, de Patrice Chéreau
Sinopse: No século XVI um casamento de conveniência é celebrado com o intuito de manter a paz. A união entre a católica Marguerite de Valois, a rainha Margot (Isabelle Adjani), e o nobre protestante Henri de Navarre (Daniel Auteuil) tinha como meta unir duas tendências religiosas. O objetivo do casamento foi tão político que os noivos não são obrigados a dormirem juntos. As intrigas palacianas vão culminar com a Noite de São Bartolomeu, na qual milhares de protestantes foram mortos. Após isto Margot acaba se envolvendo com um protestante que está sendo perseguido.
O Homem da Máscara de Ferro, de Randall Wallace
Sinopse: No século XVII, o cruel Luís XIV (Leonardo DiCaprio) manda clandestinamente para a masmorra o irmão gêmeo que ninguém sabe existir, para tomar o poder. Mas o mosqueteiro Aramis (Jeremy Irons) descobre o segredo e convence seus companheiros a salvar o prisioneiro.
Caravaggio, de Derek Jarman
Sinopse: No filme é retratada a curta vida do pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio (Nigel Terry) desde a infância e decepções do início da carreira até os últimos sucessos, a amizade com um cardeal e a relação destrutiva com um lutador (Sean Bean) e sua namorada (Tilda Swinton).
Mary Stuart, Rainha da Escócia, de John Ford
Sinopse: Mary Stuart (Katharine Hepburn) assume o trono da Escócia para a repugnância da Rainha da Inglaterra Elizabeth I (Florence Eldridge). Em meio a um grande burburinho sobre seu possível marido, Mary escolhe o Lorde Darnley (Douglas Walton) ao invés do Conde de Bothwell (Fredric March). Um golpe político leva à guerra civil e a rainha escocesa deverá arcar com duras consequências.
Mary Stuart, Rainha da Escócia, Charles Jarrott
Sinopse: O confronto entra a rainha da Escócia (Vanessa Redgrave) e sua prima Elizabeth I (Glenda Jackson), da Inglaterra, é desigual. Enquanto Mary é primeiro mulher e depois rainha, sua prima é exatamente o oposto. No meio desta luta pelo poder existe o delicado problema religioso do confronto entre católicos e protestantes. Elizabeth mostra-se muito mais articuladora e menos sujeita a traições, Mary no entanto tem de lutar contra inimigos de todos os lados, inclusive seu irmão.
As Bruxas de Salém, de Nicholas Hytner (Assista o trailer AQUI)
Sinopse: Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem “feitiços”. Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu “ritual” e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.
Winona Ryder como Abigail Williams
2 Comentários
Fico feliz que tenha gostado das indicações! Abraços
Só não tive ainda o privilégio de ver
A Rainha Margot, de Patrice Chéreau
mas pela tua indicação,irei tentar ver
assim que possível.
Os demais são lindos de facto
especialmente :
Moça com Brinco de Pérola, de Peter Webber.
Optmia dica,grata por compartir
boa semana e meu abraço