Classicismo passou a ser a denominação da tendência (estética, literária, artística, teatral, filosófica, etc.) que se baseia no respeito à tradição clássica e que tem como características os ideais da Antiguidade greco-latina, valorizando a noção das proporções, o gosto das composições equilibradas, a busca da harmonia das formas e a idealização da realidade.
Contexto histórico, Filosofia, sociedade e valores
O mercantilismo, que se desenvolve com a decadência do Feudalismo, leva o europeu a procurar novas rotas, a desafiar os limites e territórios conhecidos em busca de melhores condições para a comercialização de seus produtos. Com o alargamento dos horizontes, a maior confiança na capacidade do ser humano vai conquistando, pouco a pouco, o espaço antes destinado à subordinação a Deus. O crescimento das cidades, impulsionado pelo aumento das atividades comerciais, faz com que muitos camponeses abandonem o campo e mudem-se para os burgos em busca de novas ocupações. Esses moradores dos burgos vão formando uma nova classe social – a burguesia, constituída prioritariamente pelos pequenos comerciantes. O grau de desenvolvimento científico que se atinge no período pode ser representado pelas descobertas de Galileu Galilei, um dos maiores cientistas da época. Galileu passa para a História como o homem que desafiou a crença na teoria ptolomaica de organização geocêntrica do sistema solar (os planetas girando em torno da Terra). Sua defesa do Heliocentrismo (o Sol visto como centro em torno do qual giram os planetas) custou-lhe a condenação pelo Tribunal do Santo Ofício, a famosa Inquisição da Igreja Católica. Galileu representa a ousadia do indivíduo renascentista , sempre buscando uma melhor compreensão não apenas do mundo em que vive, mas também do céu, das estrelas e dos planetas. O Renascimento foi um movimento intelectual que, no século XV, incentivou a recuperação dos valores e modelos da Antiguidade greco-romana. Promoveu também uma notável renovação nas Artes Plásticas, na Arquitetura, na Literatura, além de desencadear uma transformação na organização política e econômica da sociedade.
Características:
- Antropocentrismo;
- Arte renascentista;
- Recuperação dos modelos da Antiguidade;
- Separação entre literatura e música;
- Clareza;
- Harmonia e equilíbrio;
- Racionalismo;
- Perspectiva humanista;
- Universalidade.
Principais artistas e obras:
- Bernardim Ribeiro: Histórias de menina e moça.
- Fernão Mendes Pinto: peregrinação.
- Camões: Os lusíadas.
- Francisco de Sá de Miranda – Sua obra reflete um homem de duas faces: uma voltada para as inovações renascentistas e outra para a preservação das formas tradicionais da península. Um tema muito abordado em seus sonetos é a impossibilidade de conciliar razão e sentimento.
Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
Fontes: Português: Linguagens – William Cereja & Thereza Cochar + Português: Língua, Literatura e Produção de Texto: Maria Luiza Abaurre, Marcela Nogueira Pontara & Tatiana Fadel.