Ao contrário do que muitos ainda acreditam, para um bom desempenho em provas de redação não basta apenas conhecer a estrutura técnica do texto e evitar erros gramaticais, sendo igualmente importante uma argumentação bem estruturada e fundamentada. Tendo isso em vista, disponibilizamos abaixo uma lista com os 4 principais erros que os estudantes cometem durante a construção da argumentação na redação.
Não fazer alusões históricas
Uma das melhores formas de fundamentar a argumentação é fazer alusões históricas. Citar acontecimentos históricos marcantes e fazer comparações entre passado e presente, além de demonstrar conhecimentos interdisciplinares, dá mais plausibilidade aos argumentos.
Não demonstrar conhecimento de mundo
Para um bom desempenho em provas de redação, é indispensável que os estudantes demonstrem conhecimento de mundo, isto é, saberes interdisciplinares. Você pode fazer isso por meio de citações filosóficas, alusões literárias e cinematográficas, mencionando mestres no assunto etc. Dessa forma, você mostra aos corretores que conhece mais sobre o tema do que aquilo que já está exposto nos textos de apoio.
Não detalhar as propostas de intervenção
Como destacamos no artigo anterior, “Agentes para proposta de intervenção de redação” (clique AQUI e leia), os vestibulares e até mesmo o próprio Enem estão cada vez mais exigindo uma conclusão bem-feita. O grande erro dos estudantes na hora de desenvolver a conclusão é não detalhar as propostas de intervenção, pois, dessa forma, além de não demonstrar conhecimentos interdisciplinares, o estudante não passa segurança nas suas propostas e não convence o leitor.
Acima de tudo, esquecer de argumentar
Nos dias de hoje, as pessoas estão muito acostumadas com “discussões de Facebook”, onde todos dão opiniões, mas poucos se preocupam em fundamentá-las. Lembre-se, os corretores não se importam com sua opinião. Se não argumentar corretamente (fazendo alusões históricas e literárias, citando filósofos e mestres no assunto, etc.), certamente sua nota não será das melhores.