Olá, pessoal! Vim trazer mais um post com indicações de filmes. Dessa vez, vou indicar para vocês três livros clássicos de romance que foram adaptados para o cinema. Espero que gostem das dicas!
Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
Em Orgulho e Preconceito, Jane Austen nos apresenta os Bennets: uma família nobre, porém sem dinheiro, composta pelo pai, pela mãe e por cinco moças, todas em idade de se casar e nenhuma com direito a herdar a propriedade da família. Para assegurar o futuro delas, é preciso encontrar pretendentes de boa posição – uma busca que atormenta a senhora Bennet e, consequentemente, a família toda. A chegada de novos vizinhos provoca um alvoroço na vizinhança ao apresentar dois jovens solteiros e abastados: o senhor Bingley, por quem Jane Bennet, a primogênita, logo se apaixona; e o senhor Darcy, um homem orgulhoso que desperta o desprezo de Elizabeth Bennet, a segunda irmã mais velha e heroína desta história. Para viver um grande amor, no entanto, eles terão de repensar suas convicções e reavaliar seus sentimentos. Esta envolvente narrativa traz o que há de melhor na literatura de Jane Austen: um enredo repleto de reviravoltas, personagens inesquecíveis e diálogos aguçados. Com sua característica ironia refinada e traços de comédia, a autora coloca em evidência a condição feminina na sociedade de sua época. Publicada em 1813, esta que é sua principal obra tornou-se também uma das mais importantes da literatura. Esse livro também já ganhou diferentes adaptações, sendo que o filme de 2005 é uma das mais adoradas pelos fãs. O filme foi dirigido por Joe Wright e contou com Keira Knightley em seu elenco.
O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal e mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixara rastros de ira e vingança. Único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes e um clássico da literatura e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas. A história do livro já foi adaptada dezenas de vezes, sendo umas das versões mais famosas a de 1970, produzida por Robert Fuest.
Madame Bovary, de Gustave Flaubert
O enredo gira em torno de Emma Bovary, casada com o médico Charles. Emma vive imersa na leitura de romances românticos e, por viver um casamento enfadonho, procura no adultério a libertação de seus problemas. A trama possui um desfecho trágico, e da criação de Flaubert partem grandes linhas de força do romance moderno e sua repercussão no contexto literário francês e mundial é intensa e permanente. Esse clássico também ganhou diversas adaptações para o cinema, sendo a minha preferida a versão francesa de 1991, dirigida por Claude Chabrol.
──────⊱◈◈◈⊰──────
Espero que tenham gostado das dicas, pessoal! Até o próximo post!